top of page

Difaria e Luá arrasam em show de estreia na Usina Cultural Energisa

Show aconteceu em João Pessoa como parte da programação da Mostra Músicas do Mundo, integrado ao 2º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba


Luá e Difaria na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa. Foto: Bruno Vinelli - fotógrafo e estudante do IFPB


De acordo com Portal do IFPB, a “Mostra Músicas do Mundo”, que integrou o II Festival de Arte e Cultura do IFPB, foi realizada nesta quinta-feira (10) na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, diante de uma plateia animada. Aos poucos, a sala ficou lotada com estudantes de diversos campi do IFPB, da UFPB e de outras universidades, além de alunos da rede pública de ensino.


O evento que, em sua primeira edição, homenageia o compositor e instrumentista Paulo Ró, trouxe apresentações de artistas e grupos de João Pessoa, Monteiro, Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha e Princesa Isabel, com apresentação de música instrumental e de canção.


O primeiro artista a se apresentar foi o cantor e compositor Fábio D’antas, com três canções de sua autoria. Após a apresentação, ele agradeceu ao IFPB pela promoção do evento.


“Eu sei que isso é o que muda a sociedade. Educação musical é para a vida”, destacou Fábio.

A aluna do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Campus Monteiro, Luduvina Farias, acompanhava atenta as apresentações, ao mesmo tempo em que distribuía um panfleto promocional do coral de tubas, Cariribones, composto por estudantes de música do Campus Monteiro. Para ela, o evento foi muito proveitoso diante da diversidade cultural e da integração de outras instituições presentes. Ela destacou a cultura musical da cidade de Monteiro e região.


Sexteto Paraibrass

A Mostra teve ainda apresentações de Belafel, Sexteto Paraibrass, Difaria e Luá, Banda Cultural do IF Princesa Isabel, e da cantora pessoense Vitoria Ohara. Ao lado do guitarrista Lucas Difaria, Luá mostrou toda potência vocal em canções desafiadoras, como Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares, e músicas que colocaram as pessoas do local para dançar. Difaria, que é estudante do Mestrado PROFNIT no IFPB Campina Grande enalteceu o evento e parabenizou toda equipe de produção.


Tocar na Unisa Cultural Energisa é sempre incrível! Você sabe que vai ter toda estrutura que precisa pra fazer um grande show. Agradeço à Rafaela, produtora de palco, o roadie Léo, Gustavo da iluminação, e a TV IFPB que nos deram suporte do início ao fim e fizeram esse belíssimo evento acontecer.

Luá de Souza, técnica em Sustentabilidade em Moda pelo IFPB campus Pedras de Fogo, e Lucas Difaria, mestrando PROFNIT no IFPB Campina Grande, foram os vencedores do FESTIN 2021, na categoria canção autoral, com a música Camisa Velha. Luá conta que o festin 2021, foi a primeira vez que ela teve coragem de cantar. Conta Luá:


"O FESTIN 2021 foi a primeira vez que eu resolvi tomar coragem e enfrentar o microfone. Como ainda estávamos na pandemia, a proposta era a produção de um colab. Gravamos duas músicas: Cê Não Tem Dó de Mim, da banda Rosa Neon e Camisa Velha, uma composição de Lucas Difaria. Um ano depois, o IFPB surge com mais um desafio: cantar no palco da Usina Cultural Energisa, algo inimaginável para quem ainda não tinha tido nenhuma experiência com show em festival, assim, ao vivo, cara a cara com o público. Confesso que eu me tremia antes do show, mas fiquei satisfeita de ter tido a coragem de subir no palco e botar a minha voz pra fora!".

Se você não pôde estar presente, nem pode assistir ao vivo, saiba que a TV IFPB fez um belíssimo trabalho de captação e transmissão via streaming no Youtube. A TV IFPB transmitiu ao vivo cinco horas do Festival. O material pode ser conferido neste link no canal do YouTube. Caso você queira assistir a participação de Difaria e Luá, artistas que fazem parte do selo Lab Sound, você pode conferir no canal independente de Difaria (vídeo abaixo).


Difaria feat. Luá ao vivo na Usina Cultural Energisa - 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB - 2022


Na ocasião do show na Usina